terça-feira, 13 de outubro de 2009

MONTEIRO LOBATO






















Em 1921 dedicou-se a literatura infantil.
Lança o sitio do picapau amarelo e seus célebres personagens:
Através de Emília diz tudo o que pensa; na figura do Visconde de Sabugosa critica o sábio que só acredita nos livros já escritos; Dona Benta é o personagem adulto que aceita a imaginação criadora das crianças, admitindo as novidades que vão modificando o mundo, Tia Nastácia é o adulto sem cultura, que vê no que é desconhecido o mal, o pecado. Narizinho e Pedrinho são as crianças de ontem, hoje e amanhã, abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro.

3 comentários:

  1. Brilhante idéia dos criadores desse blog em lembrar de personagens criados por Monteiro Lobato para narrar suas reflexões sobre a vida e as transformações do seu tempo. Ao homenageá-lo, reafirmam o propósito de continuarem refletindo sobre a evolução da humanidade, sem se esquecerem da criança que habita em cada um de nós.
    Parabéns!
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Mergulhar no universo das personagens de Monteiro Lobato é sempre uma viagem através da imaginação, criatividade, liberdade e da poesia do mundo infantil. Parabéns por este blog. Adorei !!!

    ResponderExcluir