terça-feira, 13 de outubro de 2009

Surgimento da Literatura Infantil




Segundo Zilberman, a literatura infantil é um dos gêneros literários mais recente, surgiu durante o séc. XVIII, época de profundas mudanças na estrutura da sociedade.

Esta tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo status concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola, vincula-se a aspectos particulares da estrutura social urbana de classe média.

A literatura infantil europeia teve seu início em 1967, quando Charles Perrault publicou os célebres contos da Mamãe Gansa, já a literatura infantil brasileira só veio surgir muito tempo depois, quase no séc. XX.

O livro infantil brasileiro, na sua gênese, possui intenção claramente pedagógica, pois são os livros de leitura usados nas escolas, a primeira manifestação consciente da produção de literatura específica para crianças. Por isso “nem sempre será possível estabelecer-se uma separação nítida entre os livros de entretenimento puro e o de leitura para aquisição de conhecimentos e estudo nas escolas, durante o século passado. Percebe-se que a literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objetivo eminentemente didático.” (ARROYO, 1968, p. 93-94)

Eram utilizados como “pretexto” para ensinar, ou transmitir os valores da classe dominante entre as classes subalternas. Uma vez que os temas predominantes nesta literatura eram:

Nacionalismo:

-Exaltação da natureza;

-Exaltação dos vultos e histórias do Brasil;

-Exaltação da língua;

Intelectualismo, moralismo e religiosidade.


4 comentários:

  1. es muy importante la literatura infantil........a pesar que algunos no le den importancia....saludos

    ResponderExcluir
  2. Otimo artigo e bem explicado.
    Realmente a literatura infantil, nao eh uma atividade vista em todos os lugares, se tratando do Brasil. Espero que cada dia mais o habito da leitura cresca na educacao infantil brasileira, pois eh uma das solucoes para um futuro melhor para o nosso pais, com a formacao de bons profissionais e pessoas mais inteligentes e cultas. Portanto eh de suma importancia que de cada dia mais incentivarmos a crianca no caminho da leitura, nao somente falando como fazer, mas sendo exemplos.
    A literatura infantil eh o primeiro passo para a educacao e a formacao de ideias.

    ResponderExcluir
  3. Dear student
    I am proud of your work.
    Childrem must have "Once upon a time"
    Teacher Railda - Academia de Linguas Cidade Verde

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho!
    O valor da literatura infantil na sociedade merece destaque sempre, porque além de promover atividades lúdicas às crianças ajudam a despertar nelas o interesse a leitura e consequentemente a formar cidadãos mais cultos.
    Telma Wosniak - Uem

    ResponderExcluir